sábado, 10 de abril de 2010

Proposta de intervenção

Rio Arrudas


Antes Depois

Nossa proposta para o projeto do rio Arrudas compreenderia a parte do ribeirão que passa pela Avenida dos Andradas, da estação Santa Tereza até a estação Santa Efigênia de metrô.

Nesse projeto buscamos a renaturalização do Arrudas, além da implantação de um maior número de passarelas exclusivas para pedestres e ciclistas, sendo que uma delas será mais larga e terá um coreto em seu centro com placas informativas sobre a nascente, afluentes , extensão do rio, entre outros.

Propomos também o aumento da área de vegetação e de bandos na área criando espaços de convívio social, construção de playground para as crianças, acento tipo arquibancada voltado para o rio destacando sua importância e marcos de distância na pista de corrida na forma de tronco de árvore.

Outra proposta é substituir os paredões de concreto, que limitam o leito, por pedras cor de âmbar (típicas de rios e cachoeiras) que ficariam incrustadas no cimento e os córregos que ali deságuam teriam um acabamento que remetesse a cachoeiras naturais.

Um comentário:

  1. Não entendi como o termo "renaturalização" entra de fato no projeto. A melhoria na arborização da área é sem dúvidas uma ação boa, mas a colocação de pedras no leito é algo discutível.A mesma questão se faz no coreto:a criação de algum ponto de referência para informações é melhor do que distribuir essas informação de maneiras menos formais e mais convidativas? Talvez ao longo do trajeto. Creio que ainda falta pensar um pouco no projeto como um todo, e na idéia de "renaturalização".

    Profs.

    ResponderExcluir