quinta-feira, 25 de março de 2010

Belo Horizonte por um Autor-arquiteto


Belo Horizonte foi uma ciade planejada, a princípio ficaria limitada pela Av do Contorno, antiga 17 de Dezembro, mas ela foi inaugurada as pressas e se estendeu muito mais do que o esperado. Hoje a cidade é setorizada e veremos alguns exemplos disso.

1-O Complexo Arquitetônico da Pampulha nos remete a visão da cidade como escrita, pois ele foi desenhado pelo jovem arquiteto Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek com o intuito de atender a uma elite de Belo Horizonte nos anos 50 e com o tempo vem sendo modificado de acordo com as necessidades, a exemplo, o Parque Ecológico que é uma porção da lagoa que foi assoreada.


2-Em 1893, na época da construção idealizadora de Belo Horizonte, Venda Nova era isolada do restante da cidade. Mas essa mesma região tornou-se uma centralidade ao passar do tempo, atualmente encontram-se nela: bancos, hospitais, comércio e escolas, ou seja, sua população quase não precisa ir ao centro da capital para resolver problemas.


3-A UFMG possui um objetivo monofuncional, pois ela é especializada no em ensino médio, superior, pós graduação e em pesquisas.Já os condomínios fechados, apesar de também serem monofuncionais, têm uma ligação com a vontade íntima das pessoas de fugir do caos da cidade grande. A casa deve representar tranqüilidade e segurança.

4-A Praça Sete pode ser:
  • Um não-lugar, quando é utilizada apenas como via de ligação de pessoas indo ou vindo do trabalho/escola;.

  • Um lugar, quando é utilizada para a prática de skate ou protestos, nesses momentos as pessoas se apropriam do espaço público em benefício próprio ou de um grupo determinado.

5-A região hospitalar de BH, no bairro Santa Efigênia, é uma atração para as pessoas que moram na região metropolitana que vem fazer tratamento na capital por falta de infra-estrutura de suas cidades natal.


6-No bairro da Serra pode-se observar a conurbação urbana, uma região em que coexistem pessoas de padrões de vida altos e baixos.


7-A cidade imaginada seria a intervenção no Parque Mangabeiras com a construção de um bonde para a apreciação da cidade a partir da Serra do Curral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário